Redução dos data centers
As infraestruturas tradicionais são caracterizadas pelo avultado investimento inicial, a que se seguem os custos operacionais. As instalações, energia, arrefecimento, upgrades e reparações, redundância de equipamentos, e os recursos humanos dedicados, são despesas recorrentes, independentes do nível de atividade. Em claro contraste, na cloud AWS não existem custos de investimento. Seguindo a máxima “pay as you go”, os custos de operação são unicamente dependentes do nível de atividade. Paga-se apenas pelo que se usa, e quando se usa.
Redução de custos operacionais
Com a migração da informação para a nuvem, é possível usufruir de um serviço de escalonamento dinâmico, uma vez que é necessário obter um fornecimento de mais serviços quando a operação assim o exige e, em contraste, optar pela diminuição ou remoção quando não são necessários. Esta componente reativa permite fazer face às oscilações verificadas nas necessidades organizacionais e, desta forma, equilibrar custos, uma vez que a utilização de recursos na cloud AWS ajusta-se automaticamente às necessidades, crescendo ou diminuindo, em tempo real. Não há assim necessidade de prever capacidade, não há saturação de recursos, nem capacidade desperdiçada.
Segurança da informação
Uma migração para a nuvem da AWS, ajuda as empresas a melhorar a acessibilidade e disponibilidade de dados, mantendo os padrões de segurança da informação através de constantes atualizações e monitorização dos mecanismos de segurança. A cloud AWS preconiza a utilização de encriptação quer no transporte quer no armazenamento dos dados. As arquiteturas implementadas restringem a acessibilidade ao estritamente necessário minimizando os pontos de falha. A monitorização contínua da utilização dos recursos combinada com um mecanismo versátil de alarmes permite a prevenção e deteção de intrusões.
Infraestruturas ágeis
Os serviços de migração para a cloud simplificam a complexidade de instalação e configuração das infraestruturas e da rede físicas. Operações que no local podem durar dias ou meses, demoram horas ou minutos. Na prática, são economizados tempo e recursos em implementação e manutenção que poderão ser alocados a outras áreas de negócio responsáveis pelo crescimento da operação.
Otimização da eficiência da operação
As equipas de trabalho irão experienciar novos níveis de produtividade. Com os serviços de nuvem da AWS é possível existir uma colaboração entre equipas, sendo que não será necessária a presença física num local específico para implementar, atualizar ou corrigir um serviço ou uma máquina, sendo por isso uma solução mais flexível, já que permite a redução ou extinção de tarefas desnecessárias, libertando as equipa de trabalho para outras tarefas de maior valor para o projeto.
Implementações mais rápidas
Através da migração da informação, terá a capacidade para implementar aplicações e serviços de forma mais célere, quando comparada com o tradicional processo que envolve a compra de servidores, instalação do sistema operativo e a respetiva colocação num centro de dados. Em contraste com o alojamento em nuvem, no modelo convencional de alojamento no centro de dados, as equipas de informática são confrontadas com a inevitabilidade de prever necessidade futuras. Este exercício de previsão é um processo que acarreta custos de recursos inutilizados ou recursos saturados. Com os serviços de migração para a cloud AWS, os recursos ajustam-se automaticamente às necessidades da sua empresa, aumentando ou diminuindo conforme o volume de solicitação.
Alta disponibilidade
No modelo clássico, a alta disponibilidade assenta na redundância de equipamentos ou recursos, com os custos inerentes. No modelo cloud da AWS, o estado de saúde dos recursos é monitorizado em contínuo sendo os mesmos substituídos automaticamente em caso de falha, sem interrupção dos serviços. Mais uma vez, seguindo a filosofia “pay as you go”, a substituição de um recurso não incorre em custos adicionais.